descubra-diferenca-entre-os-sites-responsivos-e-os-sites-mobile

Ângulo Digital

26 de outubro de 2016

Descubra a diferença entre os sites responsivos e os sites mobile

Sites e blogs estão com dias contados para tornarem-se “mobile friendly”.

Recentemente o maior buscador do mundo, o Google, anunciou que, seus algoritmos de ranqueamento passou a priorizar sites responsivos ou com versão mobile. Isso significa, na prática, que mais do que um site otimizado com técnicas de SEO e um bom conteúdo, sua página precisará estar totalmente adaptada para os diversos dispositivos móveis para não perder posições no ranking do buscador. E para isso, existem duas soluções possíveis: tornar seu site responsivo ou criar uma versão mobile dele.

Entenda neste post o que diferencia uma opção da outra.

Sites mobiles

Responsivo ou mobile, uma coisa é certa, ambos compartilham do mesmo objetivo: oferecer ao usuário uma experiência de navegação totalmente otimizada em seus dispositivos móveis. No caso do site mobile a arquitetura da página precisa ser duplamente elaborada: além do site padrão para desktops, ele terá uma segunda versão, com design pensado para os dispositivos móveis.

A grande vantagem do site mobile é que você tem total liberdade para programar uma versão com funcionalidades e plugins específicos para beneficiar quem navega pelo celular e tablet, por exemplo. Obviamente, o conteúdo, o domínio e a identidade visual serão os mesmos, mas é possível oferecer uma experiência de navegação única e otimizada para quem acessa pelo celular. Como? Definindo estratégicamente o posicionamento do menu para smartphones (lembre-se que a área nobre da tela de um smartphone não é a mesma da tela de um desktop), por exemplo, criando botões como “Adicionar ao Carrinho” ou “Comentar” com tamanhos especiais para telas de celular, entre outros.

Por outro lado, quem opta por ter uma versão mobile de seu site estará lidando com o desafio de fazer SEO para mais de uma URL já que, neste caso, todo o conteúdo da versão mobile terá sua própria URL. Da mesma forma, a análise e acompanhamento dos resultados de audiência viaGoogle Analytics tende mais complexa já que você terá que cruzar os resultados do site padrão e da site mobile.

Para definir qual versão da página apresentar ao usuário (mobile ou padrão) o próprio site receberá uma programação de identificação automática do dispositivo de acesso e encaminhará o usuário para a versão ideal.

Sites responsivos

Ao contrário do site mobile, o responsivo terá apenas uma arquitetura e design, mas que receberá uma programação específica para se adaptar ao tamanho e à resolução da tela em que for aberta. Assim, independente do dispositivo usado para acesso, o site irá se adequar para que seja corretamente visualizado (sem que o usuário tenha que ficar acionando as barras de rolagem horizontal e dando zooms) tanto em desktops, quanto em tablets, phablets e smartphones.

Diferente do site mobile, o usuário que acessa um site responsivo verá exatamente a mesma coisa que veria se estivesse navegando via desktop. Quer entender melhor? Abra em seu computador o blog da 1line e reduza a tela para mais ou menos o mesmo tamanho da tela do seu celular. Em seguida, abra o mesmo site no seu smartphone e compare o que você vê. Como vai perceber, você irá visualizar a mesma coisa, e não precisará utilizar zoom nem acionar as barras de rolagem para ler nosso conteúdo. Se o site da 1line não fosse responsivo, você teria apenas uma miniatura da página em tela cheia.

Qual é a melhor opção?

Infelizmente não existe uma maneira de dizermos se a melhor solução para o seu canal é o site móvel ou responsivo. Cada empresa tem suas necessidades, desafios e, claro, budget disponível para isso.

A adaptação de um site pronto, tornando-o responsivo, pode ser muito interessante para quem já tem um canal no ar e não quer começar tudo do zero. Por outro lado, para quem ainda está planejando lançar um site ou blog, considerar a opção mobile é uma alternativa, então certamente vale a pena fazer um orçamento. E se você não tem certeza se o seu site já é mobile friendly, o Google te ajuda a descobrir! Acesse sua ferramenta gratuita de Teste de Compatibilidade, digite sua URL e analise os resultados.

Para uma análise ainda mais completa do seu site, a 1Line oferece outra ferramenta totalmente gratuita de diagnóstico de marketing digital! Clique aqui para conhecer!