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Ângulo Digital

25 de setembro de 2016

KPI’s para marketing digital: Veja os indicadores para suas campanhas

Uma das principais características das campanhas de marketing digital é a possibilidade de acompanhar os resultados através de indicadores de performance. Ao contrário das métricas, que são dados coletados referentes a diversos comportamentos do usuário, os indicadores-chave de performance (ou KPI’s) são indispensáveis para determinar se os objetivos estabelecidos para a sua campanha estão sendo alcançados.

Basicamente, uma métrica se torna um KPI quando ela é relevante para o seu negócio, mas quais indicadores acompanhar em uma campanha de marketing digital? Confira agora os principais indicadores para você ficar de olho!

Leads geradas

As leads são visitantes que forneceram algum tipo de informação para o seu empreendimento e se tornaram uma oportunidade de negócio para o time de vendas. O objetivo mais comum em campanhas de marketing digital e inbound é gerar leads, portanto é preciso acompanhar constantemente se as metas estão sendo batidas e se o número de leads geradas é satisfatório.

Custo por lead

Cada lead gerada tem um custo, e acompanhar quanto cada uma delas custa ao seu negócio é a melhor forma de saber se o seu investimento está valendo a pena. Se uma lead custa mais do que o lucro que o seu negócio tem com ela, é preciso repensar os esforços e gastos.

Tráfego total

Para gerar leads e vender mais é preciso atrair mais visitantes para o seu site. O tráfego total mostra quantos usuários acessam as suas páginas diária, semanal ou mensalmente. Mais acessos são mais oportunidades de transformar esses visitantes em leads ou em leitores constantes do seu blog, por exemplo.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico permite o acompanhamento do tráfego adquirido através de buscas por palavras-chave relacionadas ao seu negócio feitas em buscadores como o Google e Bing. Acompanhar esse tipo de tráfego é indispensável, principalmente em campanhas de marketing de conteúdo.

Ticket médio de compra

Em e-commerces, o preço médio das compras realizadas por seus clientes é um indicador importante de ser acompanhado para determinar se a precificação dos seus produtos ou as suas ofertas, promoções e descontos estão performando como desejado. É comum estabelecer um ticket médio desejado e trabalhar para que as compras atinjam essa quantia.

Taxa de conversão

A taxa de conversão mostra quantos usuários realizaram uma ação determinada por você que é importante para o seu negócio e o objetivo da sua campanha. A conversão pode estar relacionada a qualquer ação desejada dentro do seu site, blog ou loja virtual. A taxa de conversão mostra quantos usuários interagiram com o seu conteúdo e demonstraram interesse em seu produto ou serviço. A conversão de visitantes em leads é um acompanhamento muito comum e a conversão de visitantes em clientes em lojas virtuais também é muito importante.

Os KPI’s para marketing digital são grandes aliados do seu time de marketing, pois permitem ter uma visão clara dos resultados e do desenvolvimento das suas campanhas. Não é preciso utilizar todos os indicadores-chave de performance disponíveis, mas sim escolher os que são mais importantes para o seu objetivo e trabalhar para otimizar seus esforços a partir deles.

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