Já imaginou integrar diferentes canais de vendas do seu negócio, respeitando as características particulares de cada uma das ferramentas e como consequência, construir uma única experiência para o seu cliente? O Omnichannel é uma estratégia que possibilita a integração de experiências, possibilitando ao seu cliente uma vivência semelhante em todos os canais da sua marca, seja na loja física, e-commerce, redes sociais ou aplicativo. Nesse conteúdo completo, iremos esclarecer como uma estratégia baseada no omnichannel pode fazer sua empresa converter até 3 vezes mais do que ela já converte! Leia.
O que é omnichannel e como ele pode agregar no seu negócio
Para deixar claro sobre o conceito de omnichannel, aqui vai um exemplo simples: Imagine que seu cliente precise resolver alguma questão sobre devolução de produtos com defeitos. Primeiramente ele entra em contato com o seu WhatsApp, porém, a atendente informa que para solucionar o problema dele, é necessário entrar em contato com outro número. É exatamente aqui que o omnichannel entra em ação. Se a sua empresa já fosse adepta a essa estratégia, o cliente não precisaria mudar de canal para solucionar o problema. Com o omnichannel, é possível utilizar vários canais entre uma marca e o seu cliente, e reunir todos eles em um único painel de atendimento, proporcionando uma experiência de interação completa. Mas você deve estar se perguntando, ‘’Na prática, o que isso irá agregar para o meu negócio?’’ A resposta é simples: Quando o público-alvo percebe um padrão de atendimento, com preços e experiências de qualidade em qualquer plataforma do seu negócio, a chance de satisfação com a sua empresa é bem maior. Além disso, ficará muito mais fácil para o seu time de atendimento acompanhar as interações em todos os canais de comunicação com o cliente da sua empresa. Isso resulta em mais rapidez, padrão de atendimento e garantia de que todas as interações serão respondidas.Como saber se minha empresa pode adotar essa estratégia?
A implementação desta estratégia é observada, em sua grande maioria, nos negócios do ramo varejista, visto que o uso de diferentes canais é bastante comum e necessário. A possibilidade de integrar unificar todos pontos de atendimento e vendas com os clientes potencializa a capacidade do seu negócio gerar mais receita, além de agregar bastante no atendimento ao cliente. O omnichannel é indicado para todas as empresas que buscam:- Integração de experiências;
- Maior eficiência;
- Oportunidades de vendas;
- Melhor gestão do seu negócio;
- Visibilidade para o seu negócio;
- Aumento da satisfação do seu consumidor;
- Fidelização do seu cliente;
- Relatórios precisos e detalhados.
Mas afinal, por que estratégias omnichannel podem registrar um percentual de conversão bem maior?
Os motivos são os seguintes:- Seu cliente irá se sentir único e especial, devido a um tratamento atencioso e que entende seu histórico de compras sem precisar ficar relatando o mesmo problema para diversas pessoas diferentes
- Com o omnichannel, mensagens especiais e promoções que se encaixam no perfil de cada consumidor podem ser implementadas a partir da base de dados.
- Sua equipe de atendimento não perderá mais nenhuma mensagem de cliente