Artigo Rodrigo Coifman para Jornal O Povo Falar sobre marketing digital é sinônimo de dissertar sobre a forma mais barata e objetiva, atualmente, para posicionar empresas no mercado. Estar na internet significa não apenas estar por dentro do que o mundo digital nos pede hoje, mas também dar a credibilidade que o seu negócio precisa para atingir mais clientes. São ferramentas de baixo custo, mas que proporcionam uma segmentação de público e que possibilitam uma percepção de mensuração, onde você consegue ver exatamente quais resultados conseguiu alcançar com aquele formato de comunicação. Aliada ao alcance de público e a mensuração de resultados, a internet também traz uma possibilidade de visibilidade e feedback jamais vista antes. Grandes empresas, por exemplo, fabricam e atualizam novos produtos com base no que leem das opiniões dos clientes no meio virtual. Essa é mais uma forma de estar presente na vida do cliente e de avaliar qual o objetivo dele com relação aos meios digitais. No entanto, a estratégia que a empresa irá utilizar para chegar no determinado fim de comunicação direta com o cliente é algo que depende de quais são seus objetivos, qual é o público-alvo que se deseja atingir e até mesmo o tempo que a empresa pode esperar para que possa obter o retorno desejado. Porém, vale ressaltar, independente do tempo que demore para se ter o resultado alcançado, que investir as ferramentas digitais são atualmente um dos pontos cruciais para quem deseja expandir o negócio, crescer de forma saudável e estratégica. Então, é certo dizer que no Brasil e no mundo há um crescimento mais acelerado das mídias digitais em relações as tradicionais, mas elas não se anulam e sim se complementam. O mundo virtual tem se destacado pela velocidade e transformação que ele têm feito no meio de comunicação da sociedade e também das empresas para com seus clientes. Para 2019, uma das tendências está na automatização dos processos. Quanto mais as marcas conseguirem conectar todos seus canais para visualizar o fluxo de vendas e saber quais são os locais que trazem o retorno de maior qualidade, melhor será. O ideal é que pequenos e médios empreendedores tenham a consciência para entender o papel de cada ferramenta virtual e como isso pode mudar o seu negócio. Uma certeza que temos é que o marketing digital é um canal direto de comunicação e pode possibilitar um mundo de sucesso para novos e antigos empreendedores.