Se o faturamento da sua empresa depende exclusivamente de vendas em lojas físicas, a viabilidade do seu empreendimento está em risco! Saiba como implementar canais de vendas online.
Atentas às necessidades do mercado, muitas empresas adotam vários canais de vendas para otimizarem o seu faturamento. A prática já é muito comum no Brasil e com a popularização do Instagram, muitas começaram a vender também pelas redes sociais.
Mesmo assim, ainda existem empresas com canais de vendas físicos já consolidados que apresentam resistência em migrar para o digital.
A pandemia do Covid-19 mostrou que ter múltiplos canais de vendas online e offline pode garantir a sobrevivência de um empreendimento em períodos de crise, por isso, nós listamos os principais canais de vendas online e como eles podem se integrar ao seu negócio para aumentar o seu faturamento.
Lojas Virtuais
Para trazer o seu negócio para as vendas online você pode optar por lojas virtuais próprias, criando um domínio para a sua empresa e um site. O sistema de gerenciamento de conteúdo mais utilizado no mundo todo é o WordPress, através da integração com o WooCommerce, é possível criar seu site com segurança e praticidade. Mas também há outras opções como o Wix e o NuvemShop, algumas delas cobram uma porcentagem em cada venda. Independente da plataforma que você escolher, você terá que investir em Marketing Digital para trazer tráfego para seu site.
Marketplaces
Que tal colocar seus produtos à venda em grandes sites como Magazine Luiza ou Americanas? O marketplace é um comércio eletrônico já consolidado que intermedia as vendas online entre o consumidor final e lojas parceiras. O vendedor paga uma taxa mensal, que muitas vezes é uma porcentagem em cima de cada venda, e se beneficia da grande quantidade de visitas diárias no site. No Brasil há grandes oportunidades em marketplace, como o grupo B2W, em que os vendedores podem expor seus produtos nas lojas virtuais da Americanas, Shoptime e Submarino. O marketplace funciona integrado ao seu site, mas há plataformas que permitem que você realize todas as operações necessárias diretamente no site delas, sem que haja a obrigação de ter um site próprio.
Cada plataforma tem um regulamento próprio e para fazer parte é recomendado que você entre em contato através do site. Alguns pré-requisitos frequentes são tempo mínimo de operação e registro formal (como registro estadual e CNPJ). No site da plataforma escolhida você deverá enviar as documentações da empresa e aguardar a aprovação. Vamos deixar como exemplo os requisitos da B2W, você pode conferir o regulamento clicando aqui.
Vendas nas redes sociais
O Instagram é um forte canal de vendas online da atualidade e, com a funcionalidade Instagram Shopping, as vendas na plataforma ficaram ainda mais fáceis e assertivas. Para começar a vender online no Instagram você só precisará baixar o app e criar uma conta comercial, mas, para ter acesso aos benefícios do Instagram Shopping, como as tags de preços nas fotos, você terá cumprir alguns critérios, como: vendas de produtos permitidos pelo regulamento, domínio próprio e criação de catálogo de produtos no Facebook. O Instagram Shopping funciona de forma integrada ao seu site, com isso você poderá impulsionar postagens que levem o cliente diretamente para a página do seu produto.
Estar no mercado digital tornou- se uma necessidade vital para todas as empresas. A Ângulo Digital conta com serviços completos para garantir o seu sucesso no ambiente digital. Desde criação de sites e lojas online à consultoria em redes sociais, conheça os nossos serviços clicando aqui!