Apesar de não ter conquistado uma audiência significativa no Brasil, o Google Plus oferece várias oportunidades para as empresas que desejam ampliar a sua atuação nas redes sociais. A integração entre os serviços do Google em uma única conta permite que as empresas utilizem vários recursos para uma presença efetiva no Google +. Neste post você vai compreender quais são os benefícios em usar o Google Plus e conhecer algumas razões para investir nesta rede social.
O Google Plus pode reforçar a sua estratégia de SEO
Embora a presença no Google Plus não esteja diretamente relacionada ao posicionamento de destaque nas páginas de resultado do mecanismo de busca, alguns resultados são exibidos com as recomendações dos amigos que estão em seu círculo. Ou seja, é mais provável que o usuário clique e goste do conteúdo já que os seus amigos recomendaram aquela informação. Isso impulsiona o número de cliques, aumenta o tráfego orgânico e, consequentemente, o Google terá uma percepção mais positiva da sua página, o que pode melhorar o seu posicionamento. No entanto, o Google afirma que as empresas devem se preocupar com a criação de um conteúdo de qualidade, ao invés de considerar o +1 como um dos elementos chave para garantir uma posição melhor no ranking dos resultados. Outro ponto interessante de estar presente no Google Plus é o fato de que as páginas com maior engajamento podem ter o perfil exibido na lateral direita da página de resultados, no caso de buscas específicas com o nome da empresa. Além disso, a integração com outros serviços do Google, como o Places e o Google Maps, permite que as empresas sejam encontradas facilmente pela sua localização, o que melhora o posicionamento na busca orgânica.
Segmentação criteriosa através dos círculos
Sabemos que as empresas que se comunicam com o público certo possuem mais chances de gerar negócios, aliás, o interesse do consumidor será atraído somente se a informação compartilhada for relevante. Por isso, segmentar o público que pretende atingir é essencial para as marcas que querem alcançar resultados positivos com a sua presença digital. No Google Plus não seria diferente. Através dos círculos, as marcas podem filtrar para quem as postagens serão exibidas de acordo com o interesse de cada círculo. Se a empresa atua no segmento de alimentos, mas o seu foco são os produtos integrais, por exemplo, ela pode direcionar as publicações para quem gosta de alimentos integrais e, consequentemente, obterá sucesso em sua comunicação.
As comunidades são ótimas ferramentas de interação com o público-alvo
Através da participação nas comunidades de diversos temas na rede, a empresa não só interage diretamente com o seu público como tem a oportunidade de gerar vários insights para novos conteúdos. Observar os conhecimentos compartilhados entre os membros pode despertar a criação de um artigo com um tema que a persona considera importante. Além disso, é um canal direto para se relacionar com o seu público através de uma valiosa troca de informações.
A integração dos serviços do Google pode fazer a diferença na sua estratégia
A integração dos produtos do Google é uma tática interessante para divulgar o conteúdo. Por meio dos hangouts, os vídeos podem ser exibidos no Youtube e no Google +. É uma ótima ferramenta para realizar webinars, por exemplo, para lançar um produto, compartilhar conhecimento e interagir cada vez mais com o seu público. Os vídeos são uma tendência da comunicação digital, além de serem muito dinâmicos. Por isso, conseguem manter a atenção das pessoas e transmitir credibilidade.
O conteúdo é facilmente encontrado pelo público-alvo
As famosas hashtags já bastante utilizadas no twitter e instagram também ganharam destaque no Google Plus. Inserir a palavra-chave do conteúdo como hashtag facilita a localização do seu post pelo usuário, ou seja, quando ele digitar o termo na barra de pesquisa da rede, o seu post poderá aparecer. Isso aumenta as chances de engajamento com o público-alvo.
O botão +1 também fortalece o SEO
O botão + 1 permite o compartilhamento de conteúdos. Vale lembrar que as páginas com o botão são exibidas para as pessoas que estão no círculo de quem compartilhou. Além disso, os sites que utilizam este recurso obtém mais visitas no Google +.
Ao usar o Google Plus, a empresa pode incluir a autoria do seu conteúdo
A foto do autor do post aparece junto com o conteúdo na página de resultados do Google. Isso acontece porque o perfil pessoal do autor é associado às suas publicações. É uma oportunidade para alavancar a quantidade de cliques, o que vai impactar diretamente no volume de tráfego orgânico e ajudar a empresa na criação de autoridade perante o Google e o público-alvo, por meio de um conteúdo de qualidade.
Google + também impulsiona as campanhas no Adwords
Alguns anúncios aparecem indicando a quantidade de seguidores no Google+ e isso aumenta a confiança do usuário. Ou seja, se ao realizar uma busca, o consumidor percebe no ranking de resultados um anúncio com o número de pessoas que seguem aquela página, ele estará ainda mais suscetível ao clique. Este recurso social pode ser habilitado no Adwords. Nos dias de hoje, as marcas precisam humanizar o relacionamento com o seu público para aprimorar os seus produtos e serviços em busca de um nível de qualidade que fidelize os clientes e conquiste novos. Outro fator importante é a utilização das redes sociais para criar autoridade no segmento em que a empresa atua. Desta forma, os consumidores percebem a empresa como uma referência em determinado assunto e passa a confiar nela. Muitas marcas já vêm utilizando esta tática de promover o conteúdo nas redes sociais com objetivo de atrair tráfego para o seu site ou blog. Sem dúvida, esta estratégia é poderosa na criação de uma reputação no ambiente digital, contudo, é importante se preocupar em inserir um conteúdo diferenciado entre os canais para enriquecer a fonte de informação. Não é recomendado que a publicação realizada no facebook seja replicada no Google Plus, por exemplo. A originalidade é um dos elementos mais importantes para uma presença digital de sucesso, por isso é fundamental contratar empresas especializadas em
marketing digital para orientar a sua estratégia nas redes sociais. Conhece outras táticas do Google Plus para enriquecer a sua estratégia? Compartilhe aqui no blog e deixe o seu comentário!