5 dicas para sua empresa ir bem nas redes sociais
Praticamente 1 em cada 3 brasileiros hoje tem uma conta no
Facebook, pelo menos é o que diz o levantamento feito pela empresa de consultoria digital eMarketer. E apesar deste número parecer bem grande, a verdade é que ele tende a crescer ainda nos próximos anos. Com a abrangência da banda larga pelo país e o barateamento dos preços de computadores e smartphones, em breve o número de usuários deve aumentar ainda mais por aqui. E com tanta gente nas redes sociais, todo cuidado é pouco na hora de colocar a sua empresa para conversar por este meio, não é mesmo? Então, como lidar com todo esse tipo de público? Existe alguma prática que deve ser usada nesse meio? Como você vai ver nesse artigo, sim, existem técnicas que podem ajudar sua marca a ir bem nas redes sociais. Confira:
Interaja com seu público
A regra número 1 das redes sociais é a interação. Se sua empresa tem um perfil e não usa, então talvez seria melhor nem tê-lo. Com isso mente, interaja, curta alguns comentários em sua fanpage e responda as perguntas da sua audiência, porém, nunca se esqueça de antes disso saber qual o tom e tipo de conversa adotar por ali. Tenha o tipo de diálogo que seus seguidores esperam que sua marca tenha.
Publique posts que incentivem a conversa
As redes sociais são um ótimo ambiente para manter a conversa e, ainda que sua empresa não seja uma pessoa, é isso que seus seguidores esperam que você faça: converse. Só que além de responder perguntas e fazer comentários, é importante incentivar a conversa por ali. Faça perguntas para os seus seguidores, compartilhe algum link interessante, publique uma imagem com alguma citação que seja inspiradora, faça a sua audiência conversar, mas sempre de olho naquilo que dissemos antes: saiba antes qual o tom e tipo de conversa você pode ter por ali.
Saia em busca de novos seguidores
Procure novos seguidores. Entre em grupos de discussão com temas relacionados aos da sua marca, invista em conteúdos que possam ser compartilhados e, se for o caso, invista em anúncios no Facebook e Twitter, isso pode trazer bons resultados em menos tempo.
Procure saber o que estão falando sobre você nas redes sociais
Você já tentou procurar saber o que andam dizendo sobre a sua marca nas redes sociais? Então faça isso o quanto antes! Aproveite os mecanismos de buscas e procure até mesmo por formas erradas de se escrever o nome da empresa e não deixe de ar uma olhada também em portais como o Reclame Aqui para ver se estão dizendo alguma coisa por lá.
Exemplos a serem seguidos
No Brasil temos pelo menos dois grandes nomes que ficaram conhecidos por mudar a forma como alguns tipos de marcas interagem com seu público na web:
Ponto Frio Um dos maiores cases de sucesso no Brasil, o perfil das lojas Ponto Frio no twitter (@pontofrio) é um ótimo exemplo de como trabalhar com as redes sociais. Rápida e bem humorada, a equipe que trabalha por ali aproveita qualquer grande evento para lançar promoções on-line e ainda responde em tempo hábil as dúvidas dos seguidores, sempre com um tom bastante engraçado.
Prefeitura de Curitiba Conhecidos por sua baixa interação e pouca relevância, os perfis das prefeituras brasileiras tiveram que mudar a forma de agir depois que a Prefeitura de Curitiba resolveu investir no humor non-sense e na agilidade para trabalhar com seus seguidores no Facebook e no Twitter. Hoje, 2 anos após a mudança de direção, várias outras prefeituras, como a de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro começaram a seguir aquele exemplo para lidar com a web. Prático, rápido e bastante barato, o marketing digital através das redes sociais tem se mostrado ser a melhor forma para se trabalhar com um público que passa cada vez mais tempo conectado à web. E o melhor de tudo: em tempos de crise, esse tipo de estratégia é de longe uma das mais efetivas para quem precisa se manter no mercado. Portanto, que tal começar a aproveitar essa oportunidade agora mesmo? E você, já usa as redes sociais corretamente para a sua empresa? Então conte pra gente as suas experiências ou aproveite para tirar alguma dúvida aqui na nossa caixa de comentários.