Você é gestor de marketing, investe em Facebook e Google Ads e sente que a sua empresa não colhe resultados? O problema pode ser a falta de adequação das campanhas de tráfego pago aos objetivos da sua empresa ou até mesmo ao seu público. Descubra os 5 itens que você deve cobrar do seu gestor de tráfego ou até mesmo da sua agência.
- Primeiro passo: alinhar as campanhas de tráfego pago às necessidades da sua empresa
A primeira etapa é definir qual é a necessidade da sua empresa e o que você pretende conquistar com campanhas de tráfego pago. É comum que o primeiro pensamento a passar na cabeça do gestor de marketing seja: quero mais vendas! Entretanto, é preciso avaliar a atual situação da sua empresa no mercado. Se você tem um forte concorrente com mais relevância no mercado, uma campanha com foco em reconhecimento de marca pode trazer melhores resultados do que uma de venda direta!- Segundo passo: conheça as possibilidades, os objetivos tipos de campanha do Google e Facebook Ads
Google Ads:
- Rede de Display, anunciando em sites e portais relevantes para o seu público e impactando diretamente o público de outros sites;
- Rede de Pesquisa, da qual o anúncio é exibido nos resultados da busca por palavras-chave, posicionando-se no topo ou na base da página. O tipo de investimento praticado nessa modalidade é o custo por clique;
- YouTube, criando anúncios que vendem por meio da exibição antes, durante e depois dos vídeos na plataforma;
- Google Shopping, exibindo os seus produtos nos resultados de busca da aba “Shopping” do Google;
- Aplicativos, cujo objetivo principal é impulsionar a instalação de aplicativos por meio do Google Play;
Facebook Ads:
- O reconhecimento da marca, alcançando pessoas com maior probabilidade de consumir o seu produto
- O seu alcance, focando o objetivo do seu anúncio em impactar o máximo de pessoas.
- O tráfego, encaminhando o seu público para seu site, landing page, blog ou qualquer outro canal via link;
- O envolvimento: fazendo mais pessoas comentarem, compartilharem, curtirem e mais;
- As visualizações do seu vídeo, aumentando também a percepção do público com a sua marca;
- As conversões, levando o público a executar ações em seu site ou aplicativo, ou até mesmo realizar uma compra.