O preço é um fator decisório na hora da compra para muitas pessoas. Isso ocorre porque há um limite para o quanto elas podem ou estão dispostas a gastar em um determinado produto ou serviço. De acordo com um estudo do Consumer Survey 2023, da Mirakl, 93% das pessoas já buscam por preço no e-commerce. Na contramão, apenas 21% dizem continuar comprando de marcas que realmente amam independentemente do preço. Confira o conteúdo completo e saiba mais sobre a pesquisa.
Estudo Consumer Survey 2023, da Mirakl
Como dito anteriormente, segundo o estudo, 93% das pessoas buscam por preço na hora de comprar em um e-commerce. Por isso mesmo, as plataformas digitais estão entre as preferidas quando o assunto é economizar. Dessa forma, com a facilidade de pesquisar e comparar preços de forma online, sete em cada 10 entrevistados dizem estar mais propensos a comprar online em tempos de inflação. Com essa escolha, a grande maioria (cerca de 85%) pretende aumentar os gastos no e-commerce nos próximos 12 meses.Marketplace é a melhor opção de compras online
O marketplace é uma opção popular para compras online, oferecendo uma ampla variedade de produtos de diferentes vendedores em uma única plataforma. Ainda segundo a pesquisa, os marketplaces são os escolhidos para realizar 50% das compras online diversas. Além disso, é interessante mencionar que 87% dos usuários dão preferência a e-commerces que vendem em marketplaces. Os motivos da preferência pelo marketplace são: melhores preços (65%) e melhores opções de entregas (46%). Já sobre a questão da decisão de compra pelo preço, 81% dos consumidores brasileiros afirmam que gostariam que seus varejistas preferidos tivessem em marketplaces.E-commerce = preço e confiabilidade
O consumidor está tomando decisões mais conscientes em relação ao preço dos produtos. Em todo o mundo, 75% (três quartos) dos entrevistados esperam aumentar os gastos no digital ao longo dos próximos 12 meses, caso encontrem melhores preços. No estudo, 51% dos entrevistados afirmaram que provavelmente (ou muito provavelmente) comprarão de forma online neste ano de 2023. A partir desses números, fica claro para as marcas que a abordagem omnichannel será fundamental para aumentar as vendas no ano.Expectativas dos consumidores no marketplaces
Na pesquisa, os consumidores responderam suas expectativas nos marketplaces. Confira o que foi mais solicitado:- Programas de fidelidade e associação (41%);
- Pop-ups nas lojas que mostram os produtos do marketplace pessoalmente (28%);
- Integração de compras com os aplicativos de mídia social mais recentes (20%);
- Seleção escolhida a dedo pelos influenciadores que eles seguem (19%).