O relacionamento entre cliente e empresa é uma das principais formas de se divulgar e fortalecer uma marca. Com a internet as formas de trabalhar esse relacionamento mudaram e se tornaram mais eficientes. Neste campo um dos principais métodos para apresentar a sua companhia, produto ou serviço é o e-mail marketing, pois, se usado de forma criativa, tem a capacidade de atingir um grande número de pessoas — e ainda ser replicado para outras contas de e- mail. Porém, muitas vezes o e-mail marketing é usado de maneira errada. Mensagens encaminhadas em excesso, pessoas que recebem o informativo sem terem solicitado — o famoso
spam —, textos que são apenas divulgação de produtos ou e-mails extremamente longos fazem com que as pessoas não se interessem pelo seu conteúdo e até mesmo comecem a desenvolver uma relação ruim com a sua marca. Neste artigo separamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a criar uma estratégia campeã de e-mail marketing e melhorar a sua comunicação com os seus clientes. É só conferir nas próximas linhas!
Realize um cadastro
Uma pessoa que opta por receber uma determinada newsletter é porque tem interesse no conteúdo que será divulgado e demonstra ter afinidade com aquela marca. Procure coletar o e-mail dessas pessoas por meio de um cadastro no site ou blog da empresa, ou ainda por meio de uma campanha nas redes sociais. Mas lembre-se de enviar o seu e-mail marketing somente para as pessoas que autorizarem, pois, caso contrário, tem grande chance de ser taxado como spam.
Crie conteúdos relevantes
Um e-mail marketing não deve ser apenas a divulgação de uma cesta de serviços ou produtos. Essas informações já estão disponíveis no site da sua empresa ou em outros meios publicitários. Estreite a relação com os seus clientes e passe a oferecer informações de qualidade que os levem a compreender melhor a sua atividade e o seu engajamento dentro daquele mercado. Um e-mail marketing deve ser feito com pílulas de informação.
Seja criativo
Diariamente a nossa caixa de e-mail é bombardeada por informações. São newsletter que assinamos, conteúdos profissionais e até mesmo aquelas mensagens de familiares e amigos. A maioria desses e-mails acaba indo parar na lixeira sem que a pessoa os leia. Ao enviar uma newsletter seja bastante criativo e invista em um título que instigue e não passe desapercebido. É certo que a sua mensagem será lida.
Incentive a participação
Os calls to action (CTAs) estão sempre presentes no marketing digital — o que inclui o e-mail marketing. Essa estratégia é importante porque desperta a curiosidade e leva o leitor a querer saber mais sobre o conteúdo divulgado. É isso que fará a diferença entre os seus banners receberem ou não um clique. Não se esqueça que o conteúdo de um e-mail marketing deve ser curto e direto para não deixar dúvidas sobre o assunto tratado.
Não seja um chato
Não é quantidade de mensagens que fará a sua campanha de e-mail marketing ser um sucesso, mas sim a qualidade do conteúdo divulgado. Não seja daqueles chatos que lotam a todo instante o e-mail das pessoas com uma série de mensagens — é exatamente isso que fará com que um leitor deixe de assinar a sua newsletter. Estabeleça uma frequência regular para enviar os seus conteúdos, mas sempre de maneira dosada. Pronto para iniciar uma campanha de e-mail marketing de sucesso? Compartilhe nos
nossos comentários as suas idéias para esse projeto!