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Black Hat SEO: o que é e quais as punições?

  • agosto 23, 2021
  • Blogpost
O Black Hat SEO consiste em uma série de más práticas e estratégias duvidosas que buscam o melhor posicionamento do seu site no Google de maneira mais rápida. Atento a esses hacks, o Google muda seu algoritmo constantemente e pune quem utiliza esse tipo de prática. Descubra como o Black Hat SEO pode prejudicar o site da sua empresa e saiba se você já foi punido pelo Google abaixo.

A otimização de sites para motores de busca e como o Black Hat funciona

A otimização SEO permite que o seu site apareça no topo das pesquisas de produtos e serviços relacionados ao seu negócio. Porém, para que isso aconteça é necessário ter paciência, pois as práticas de otimização são investimentos que só trazem resultados significativos a longo prazo. Visando burlar esse processo e fazer com que seu site apareça no topo das pesquisas do Google de maneira mais rápida, algumas pessoas apelam para o Black Hat Seo. Um conjunto de práticas e estratégias com métodos questionáveis e reprovados pelo Google, pois tentam enganar seu algoritmo para conseguir resultados mais rápido.

Conheça as principais técnicas Black Hat SEO utilizadas

Cloaking

O Google possui robôs que são responsáveis pela leitura e indexação das páginas do s sites. A estratégia de cloaking consiste na configuração do site para que ele apresente as páginas para os robôs para aumentar as posições nos buscadores, utilizando as técnicas certas, mas ao mesmo tempo apresentando páginas totalmente diferentes com baixa relevância e qualidade para os usuários.

Compra de links

Ela ocorre quando o dono de um site A paga a um portal B com relevância para colocar um link de A em um conteúdo, direcionando tráfego e construindo backlinks. Apesar de os backlinks serem um fator positivo para o Google, ele reprova a compra de links e penaliza a técnica ao analisar o contexto da linkagem. Por exemplo, por qual motivo um site de um Pet Shop iria querer ser linkado em uma página de conteúdo adulto?

Conteúdo replicado

A cópia parcial ou total de conteúdos, mesmo que com a referência ao autor original, porém sem o seu consentimento, é crime e está previsto na Lei de Direitos Autorais - 9610/98. O art. 29 cita determina que: “Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como: I - a reprodução parcial ou integral; II - a edição; III - a adaptação, o arranjo musical e quaisquer outras transformações; IV - a tradução para qualquer idioma; V - a inclusão em fonograma ou produção audiovisual; VI - a distribuição, quando não intrínseca ao contrato firmado pelo autor com terceiros para uso ou exploração da obra;” As ferramentas de busca também penalizam a prática, analisando imagens, meta títulos e meta descrições, além do corpo do texto. Outro fator considerado Black Hat é ter duas ou mais URLs apontando para o mesmo destino, isso é visto pelos buscadores como páginas duplicadas.

Doorway Pages

A técnica utiliza o cloaking para criar várias páginas para os robôs, sendo cada uma delas otimizada para uma palavra-chave específica e em cada uma delas terá vários links para o seu site verdadeiro. A tática engana o usuário, mostrando conteúdos genéricos ou sem conexão com a sua busca e o Google possui penalizações rigorosas para a estratégia.

Keyword Stuffing

Os buscadores entendem a relevância de uma página para a busca do usuário de acordo com o uso de palavras-chave, analisando a consistência do uso dessa palavra-chave durante o texto. A estratégia consiste no uso em excesso da palavra-chave durante o título e o texto das páginas para garantir o ranqueamento. O keyword stuffing também é frequentemente utilizado por quem desconhece as técnicas de SEO e, por mais que  a pessoa não tenha intenção de burlar o Google, também é penalizada já que o buscador entende as páginas como spam. Dica: Poucas pessoas sabem, mas os buscadores também entendem sinônimos, temas relacionados e variações das palavras-chave. Por exemplo, se você tem um conteúdo cuja a principal palavra-chave seja “inbound marketing”, as plataformas de busca também vão entender o tema e o contexto caso você utilize “marketing de atração” no decorrer do texto.

Sneaky redirect

Sabe quando você faz uma pesquisa, clica numa página bem ranqueada e vai parar em um site que não tem nada a ver com o que você pesquisou? Ou até mesmo quando você acessa a página pelo pc, que redireciona para o conteúdo que você quer, mas no celular ele redireciona para uma página spam? Então, isso é o sneaky redirect. Ele indexa uma página com determinado conteúdo, mas mostra outra para o usuário.

Textos e links escondido

A utilização de textos com tamanho 0, ou até da mesma cor do fundo da página só para melhorar o ranqueamento, também é penalizada, bem como a utilização de links escondidos nas páginas.

Como saber se fui punido pelo Google e como funcionam as punições?

O Google leva em consideração a gravidade da infração e o volume de infrações cometidas pelo domínio para que possa puni-lo. Dentre as possíveis consequências estão as quedas de posições no ranking, podendo ser de 30 posições a 950 posições (ou seja, se você estava em 6° poderá cair para 36º ou 986º), e até mesmo banimento total da ferramenta. O principal meio de descobrir se o seu site foi punido é pela plataforma Google Search Console. Nela é possível ver se há melhorias disponíveis para o seu site, quais páginas estão indexadas e é por lá que você será notificado caso cometa alguma infração. Caso o Google realize alguma intervenção no seu site, deverá aparecer na seção “ações manuais”.

Se você já mantém um monitoramento do SEO do seu site e notar mudanças repentinas, como quedas no tráfego orgânico, ou conseguir ver apenas a home da sua página no Google, é possível que você tenha sido punido pela empresa.

Caso tenha seja confirmada a punição, você deverá remover as páginas ou conteúdos que a plataforma apontar e precisará solicitar uma nova indexação, bem como pedir ao Google que reconsidere a punição.

Mas aparecer no topo das pesquisas do Google de maneira mais rápida não é uma coisa boa para o site!? Por que o Black Hat SEO deve ser visto como uma prática ruim?

Depois de ler esse artigo você deve estar se perguntando: qual é o mal do Black Hat se ele só ajuda o meu site a alcançar melhores resultados? Então, a resposta está nas próprias ferramentas de buscas. Elas só existem para trazer os melhores resultados para os usuários, e se você prestar atenção, todas as técnicas de Black Hat os prejudicam de alguma forma. Imagine que você precisa de uma informação urgente e procura no Google, nas primeiras páginas só aparecem conteúdos repetitivos e sem nexo, você se frustraria não é? É por isso que, para manter um ambiente relevante e que solucione as demandas do usuário, o Google precisa intervir e penalizar aqueles que tentam burlar o sistema. Lembre-se, os buscadores são feitos para as pessoas, e assim deve ser o seu site e todo o conteúdo que está nele. Feito com o foco total no usuário e na solução dos seus problemas. Se esse conteúdo te ajudou, você também vai gostar de ler: SEO local para empresas: implementando hoje!

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Fortaleza, 20 de Outubro  de 2020.
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