É quase impossível você estar na rua e, ao olhar para o lado, se deparar com alguém que não esteja utilizando um smartphone, seja para entretenimento ou para se comunicar com outras pessoas por mensagens de texto.
Um dos aplicativos de mensagem instantânea mais utilizados pelos usuários de smartphones no Brasil é o Whatsapp, que permite também compartilhar fotos, áudio, vídeo e fazer chamadas de voz. Por ser tão versátil, o app vem sendo utilizado também por empresas que querem propagar sua marca na rede e fidelizar seus clientes através de uma comunicação direta.
Portanto, é possível, sim, utilizar o Whatsapp em marketing digital. Para reforçar essa ideia, vamos mostrar como você pode usá-lo e que cuidados você deve tomar para tirar o melhor proveito dessa ferramenta. Confira!
Faça um planejamento estratégico
Desde o tempo em que o e-mail era a principal forma de comunicação online, já sabemos que o spam não é nada eficaz como forma de divulgação, afinal, a pessoa não quer receber mensagens que não são do interesse dela ou de quem ela não deu permissão. Pelo contrário, esse tipo de venda a qualquer custo pode fazer com que os clientes tenham uma imagem negativa de sua marca, sendo difícil reconquistar o usuário.
Assim como com qualquer outra plataforma, a utilização do Whatsapp como estratégia de marketing digital deve ser planejada, para que não seja usada de forma invasiva, mas como uma forma de facilitar a comunicação entre empresa e cliente. Além disso, é importante verificar se o aplicativo vai gerar o retorno que seu negócio necessita.
Não fique deslumbrado
Apesar de o Whatsapp, enquanto ferramenta de marketing, ser uma novidade, ele é apenas uma das formas de marketing e, portanto, não deve ser a única a ser usada — até porque ele tem suas limitações. Faça a integração do aplicativo
com outras redes sociais já utilizadas com essa finalidade, como blog, facebook, twitter e youtube, de modo a construir uma rede estratégica que atingirá seu público de formas mais diversas.
Seja criativo
A plataforma possui diversas ferramentas para que você possa usufruir da melhor forma possível, a fim de divulgar seu serviço para consumidores fiéis ou em potencial. Divulgue informações relevantes ao público que tenham relação com seu serviço através de mensagens ou vídeos, por exemplo, de forma criativa. Se sua estratégia for boa e o público se identificar, é bem provável que eles falem bem de sua marca para outras pessoas.
Apenas tome cuidado com os excessos, afinal, o Whatsapp é visualizado com muita frequência pelo usuário e ele pode se cansar, por exemplo, ao pegar o celular na expectativa de ser aquela mensagem que ele tanto esperava e se decepcionar com outra divulgação do seu serviço no mesmo dia.
Saber a opinião do consumidor
Assim como o facebook e o twitter, o Whatsapp pode ser uma ferramenta poderosa na tarefa de comunicar-se com o cliente e ouvir o que ele tem a dizer sobre o produto ou serviço que adquiriu.
O Whatsapp é uma ferramenta vantajosa para o marketing digital por ser exclusiva para troca de mensagens instantâneas e propiciar um contato mais direto e imediato com o público, o que não acontece em outras redes. Ele é, definitivamente, um excelente meio para o marketing de relacionamento, mostrando que a marca é acessível e está sempre à disposição dos clientes.
Se você ainda não usa essa ferramenta na sua estratégia de divulgação, já é hora de repensar e incluir o
Whatsapp! E para te ajudar a encontrar a estratégia perfeita para a sua marca, procure sempre trabalhar com profissionais especializados em desenvolver estratégias para o marketing digital de seu negócio. Eles saberão a melhor forma de divulgá-lo e gerar os melhores resultados!
Você já utilizava o Whatsapp em
marketing digital?
Então deixe seu comentário contando sobre a sua experiência com essa ferramenta!