Sempre de olho nas oportunidades e tendências do mercado, o McDonald's lançou em Setembro deste ano, dois meses antes da Copa do Mundo de 2022, uma campanha chamada ‘’Cola no Méqui’’ que dá um show em estratégia de marketing. Essa campanha consiste, resumidamente, na venda de combos ‘’temáticos’’, acompanhados de pacote de figurinhas do álbum da Copa. Porém, o objetivo vai muito mais além do que somente aumentar as vendas dos produtos da franquia. Leia!
Parceria Panini, McDonald‘s e Coca-Cola
Válida desde 20/09/2022, a campanha comercializa o “Combo Figurinhas”, composto por um sanduíche, com bebida Coca-Cola, uma sobremesa, e um pacote de figurinhas do álbum oficial da Copa do Mundo da Fifa 2022. A duração da campanha é até finalizar o estoque. A grande “jogada” foi atrelar o sucesso do álbum da Copa do Mundo 2022 com o lançamento exclusivo dos tão aguardados 8 sabores de sanduíches que levam o nome de algumas seleções que farão parte do campeonato mundial. Estados Unidos, Argentina, Espanha, Alemanha, França, México, Catar e Brasil foram os países contemplados e ‘’transformados em sanduíches’’, de acordo com a peculiaridade de cada um.Restaurantes se transformaram em pontos de trocas de figurinhas
Além do combo com pacote de figurinhas e os sabores temáticos dos sanduíches, algumas lojas também se transformaram em pontos de troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2022. O Méqui 1000, que fica na Avenida Paulista, em São Paulo, já é um dos pontos mais procurados pela galera. No geral, a maioria das pessoas começam a troca após finalizar o lanche escolhido de acordo com o dia da semana. O vice-presidente de marketing do McDonald 's comentou sobre a estratégia: “É um prazer para nós poder trazer iniciativas como essa para o país mais apaixonado pelo futebol. Poder atrelar o esporte ao que o McDonald’s tem de melhor a oferecer é perfeito, principalmente com a praticidade que buscamos atingir com nossos canais de atendimento e, em especial, com o Peça e Retire. Seguiremos pensando nas melhores maneiras de atrelar a experiência da marca ao futebol e temos muitas novidades vindo para celebrar esse ano de Copa do Mundo”. A campanha motiva os consumidores a entrarem no clima da Copa do Mundo 2022, além de juntar a paixão por colecionar o álbum da copa e consumir as delícias da franquia.Mas só o McDonald’s consegue lucrar tanto com a Copa do Mundo 2022?
Não há como negar que o McDonald’s foi muito eficiente nas suas estratégias para aproveitar o máximo possível do grande evento que é a Copa do Mundo. Mas essa iniciativa não é exclusiva das grandes marcas. Sua empresa também pode (e deve) pensar em uma estratégia de marketing para reunir a Copa do Mundo com a divulgação dos seus produtos. De acordo com pesquisas, alguns nichos do mercado do vestuário e da alimentação têm um verdadeiro aquecimento nas vendas nos meses anteriores e durante a Copa do Mundo. Se este for o caso da sua marca, este é o momento de aproveitar o aumento da procura sazonal para gerar um ótimo retorno financeiro. Algumas dicas são:- “Vista a camisa”: decore a sua loja física e/ou personalize o seu ecommerce com as cores do Brasil
- Planeje promoções para os clientes: já pensou em dar algum tipo de desconto especial nos jogos em que o Brasil for campeão?
- Atenção aos canais de comunicação: neste ano existirá a possibilidade de assistir aos jogos em outras plataformas, já que as partidas serão veiculadas tanto na TV aberta como em plataformas de streaming e redes sociais, por exemplo. Fique atento para o inventário programático em CTVs e OTTs e dispare a mensagem certa para um grande público.