Se uma organização deseja crescer, ela precisa contar com uma boa gestão de marketing. Ele funciona como um pilar que norteia a equipe, independente do tamanho dela. A gestão de marketing é importante, pois o membro do grupo com essa tarefa tem uma visão holística da empresa. Muitas empresas confundem o papel de gestor de marketing como de chefe, e acabam criando obstáculos para o planejamento, principalmente quando falamos de marketing digital em Fortaleza. Pensando nisso, inferimos 5 passos cruciais para que sua gestão de marketing seja eficiente, ou que você contrate um gestor que se adeque a cultura da sua instituição. 1. Pense na estrutura ideal Quando falamos de estrutura ideal, não queremos voltar o olhar para estrutura física, mas sim qual cenário mais se adequa às suas demandas. No Brasil é comum que contemos com equipes reduzidas de trabalho, o que não necessariamente é um problema. Um bom gestor sabe “enxugar” a equipe, sem sobrecarregar os membros dela, otimizando o custo/benefício da produção. 2. Entenda a relação marca/consumidor Com advento da internet, redes sociais e suas implicações periféricas, o processo de compra e venda ganhou novos nuances. Um bom gestor de marketing deve entender que o caminho para a conclusão da compra hoje é bem mais delicado. É preciso conhecer os canais que o cliente faz uso (redes sociais, e-mail, mídia impressa, etc) para comunicar-se com ele efetivamente. Veja bem: É preciso comunicar, para só então vender. 3. Tenha um time organizado Como já citamos, as estruturas reduzidas são comuns no nosso país. Visto isso, além do gestor precisar entender de cada um dos setores, ele precisa organizar sua equipe. Mesmo que um membro ou outro tenha mais de uma função dentro do workflow, ele precisa saber quais funções são essas. É o que chamamos de job description. Assim, se organizam internamente em seus processos, beneficiando a organização como um todo. 4. Faça uso de KPIs Para manter acesa a chama do crescimento, é ideal o uso de KPIs. Os Key Performance Indicators a grosso modo são as metas a curto, médio e longo prazo que cada membro da equipe possui, e se confluem para o cumprimento de metas maiores. O gestor de marketing precisa desenvolver KPIs pontuais e assim saber quando acelerar ou diminuir o ritmo e produção, melhorar o planejamento, etc. 5. Um excelente gestor também é um bom líder. O gestor precisa transparecer confiança para equipe, muito mais que as relações maniqueístas de hierarquia.Não adianta ter uma boa equipe, bons KPIs, estrutura física se o gestor não passar sentimento ao negócio. É preciso valorizar a equipe! Gostou do nosso artigo? O universo do marketing é amplo, essas foram apenas algumas dicas iniciais. Acreditamos que podem ser aplicadas a qualquer porte de empresa. Mas para um atendimento realmente personalizado, procure-nos! Analisaremos todos os aspectos de sua instituição, oferecendo diagnósticos e as soluções assertivas.