Ao contrário do que a maioria das pessoas pode pensar, o Inbound Marketing não é uma estratégia essencialmente nova. Ela já vem sendo desenvolvida há anos: um dos maiores exemplos que mostram como o Inbound Marketing já existia antes da sua disseminação no meio digital é o Guia Michelin. Nele, haviam informações sobre restaurantes, bares e pontos turísticos de diversas cidades, de forma a incentivar as pessoas a viajarem e conhecerem determinados destinos, gastando mais os pneus de seus carros, e, consequentemente, tendo que comprar novos. Se você quer ficar por dentro do universo do Inbound Marketing e saber como aplicar tais estratégias, confira o nosso post a seguir! O que constitui o Inbound Marketing? Este processo de marketing é considerado novo quando atrelado ao universo digital. A premissa básica é fazer com que as pessoas que têm interesse na área de atuação da sua empresa cheguem por conta própria até você. Isto é, não é necessário fazer nenhum tipo de propaganda ou intervenção que seja imposta ao espectador ou leitor, como é comum em mídias tradicionais, como televisão, rádio e jornal, por exemplo. Através de estratégias — como produção de conteúdo, relacionamento via mídias sociais e e-mail marketing —, as empresas buscam entregar valor para o público, para que ele conheça melhor o mercado e também a empresa, e, então, se torne cliente. Quais são as principais vantagens? A partir do momento em que uma empresa investe em estratégias de Inbound Marketing, ela está se diferenciando das suas concorrentes que não o fizeram. Os consumidores sabem identificar e valorizar quem toma esse tipo de atitude e, com isso, se sentem mais inclinados a se tornarem clientes. Confira as principais vantagens do Inbound Marketing para as empresas que o adotam: Adequação ao novo padrão de consumo As pessoas apresentam comportamentos diferentes quando estão interagindo no universo digital e o Inbound Marketing permite que a empresa esteja na mesma linha que seus consumidores. Valor despendido inferior Como o principal veículo de distribuição utilizado por essa tática é a internet, os custos são significativamente menores do que em relação às estratégias de Outbound. Maior conexão com o público Por estar presente no ambiente digital, o Inbound permite que a empresa interaja diretamente com seu público através, inclusive, das redes sociais, o que aumenta o engajamento entre eles. Investimento altamente mensurável Esta é uma das principais vantagens, pois permite que as empresas consigam calcular o ROI (retorno sobre o investimento feito) com mais facilidade. Possibilidade de constante aprimoração Através do acompanhamento dos resultados obtidos, é possível identificar em quais pontos a estratégia está tendo sucesso e em quais é preciso aprimorar, sendo possível fazer mudanças que visam a melhoria dos resultados. Maior reconhecimento no mercado Além disso, ao publicar conteúdo que ofereça valor para as pessoas, que sane dúvidas e esclareça assuntos complicados, a empresa começa a ser vista como uma autoridade no ramo, o que propicia que seja lembrada pelos consumidores quando apresentarem uma demanda da mesma natureza. Como traçar uma estratégia de sucesso? Para traçar a sua estratégia de Inbound Marketing, você deve ter em mente quais são os seus principais objetivos e quais os públicos que você almeja alcançar. A partir daí, deve-se definir quais serão as principais métricas utilizadas para avaliar o desempenho e garantir ao máximo a eficácia. Para determinar qual o melhor curso de ações, você pode procurar uma boa empresa que forneça consultoria no setor, no intuito de assegurar o máximo de sucesso possível. Agora que você já sabe a importância do Inbound Marketing, já pode começar a aplicá-lo na sua empresa! Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e compartilhe conosco as suas experiências!