Criado pelo brasileiro Mike Krieger e o americano Kevin Systrom, o Instagram estreou na App Store em 2010 e, no mesmo dia, tornou-se o aplicativo mais baixado, chegando a 1 milhão de usuários em dezembro do mesmo ano. Hoje, o Brasil está entre os cinco países que mais usam o aplicativo. Com todo este potencial, a rede social pode e deve ser usada de forma complementar à sua estratégia de marketing de conteúdo, gerando também tráfego para o seu site. Quer conhecer um pouco mais sobre como usar o Instagram para negócios? Acompanhe as nossas dicas!
O Instagram em números
De acordo com a revista
Pequenas Empresas, Grandes Negócios, o Instagram já atingiu 400 milhões de usuários ativos. Na pesquisa feita pelo site
Viver de Blog, levantou-se que 34% do público tem entre 18 a 24 anos, e 33% entre 25 e 34 anos. Cada usuário gasta, aproximadamente, 257 minutos por mês no Instagram, e as funcionalidades do aplicativo são traduzidas em mais de 25 idiomas. Estima-se que 42% dos empresários hoje planejem usar o app em seus negócios.
Uma imagem vale mais que mil palavras
Em uma rede social onde a personagem principal é da imagem, é preciso ter um cuidado especial com a qualidade fotográfica. Se você não possui muitos conhecimentos em fotografia, conte com a consultoria de fotógrafos e profissionais capacitados. Preste atenção às proporções e aos enquadramentos da imagem, mantendo o foco no assunto principal. Atenção: a regra dos terços é valiosa na rede social, e a maioria das curtidas são dadas a fotografias que respeitam esta proporção. Os filtros são um ótimo recurso para o tratamento de imagens, e podem ser usados tanto para dar mais vida às cores quanto para dar um tom nostálgico e mais introspectivo às fotos. Se a foto possui grande qualidade técnica, junte-se aos 42% dos usuários que optam por não usar filtros.
Hashtags e engajamento
Hashtags são palavras-chave que fazem referência a um determinado assunto. Essas hashtags viram hiperlinks e se tornam indexáveis pelos mecanismos de busca. Assim, se você clicar em uma hashtag, tem acesso a todas as fotos não-privadas em que ela foi usada. Por isso, as hashtags são vitais no Instagram, e fazem toda a diferença no grau de engajamento de uma publicação. O Instagram permite o uso de até 30 hashtags por postagem, mas tenha moderação: uma foto com muitas palavras-chave pode ficar poluída. Segundo a TrackMaven, a frequência ideal de postagem no Instagram é de 1 a 2 posts por dia. O momento de maior interação dos usuários no Instagram é aos sábados e domingos, especialmente no domingo, de 13h às 18h. Mesmo com todos estes números, não há regras gerais para gerar engajamento por parte de seus usuários. Boas práticas, no entanto, podem impulsionar suas ações no Instagram. Seja legal e atencioso com suas descrições! Use a busca do site e as hashtags para encontrar usuários para seguir, agradeça aos seus clientes pelas menções e, caso algum influencer cite a sua marca na rede, peça autorização para fazer um "regram" (compartilhar) da imagem. Quer verificar suas métricas e o que os seus concorrentes estão fazendo? Ferramentas como o
Iconosquare podem te ajudar nesta missão!
Bons exemplos de Instagram para negócios no Brasil
Em fevereiro de 2011, a jornalista Daniela Arrais e a publicitária Luiza Voll publicaram a missão "Fotografe um sorriso", primeira do
Instamission. O desafio despretensioso tinha como objetivo divulgar a empresa fundada por elas,
a Contente. No entanto, percebendo o potencial de geração de resultados do Instamission, agências de publicidade logo entraram em contato com a Contente. O primeiro cliente da dupla foi a LG, com o objetivo de divulgar a LG SmarTV. Mais de 900 usuários participaram da missão "Fotografe uma cena de filme". Hoje, a Contente já tem no currículo as ações patrocinadas de mais de 95 marcas, sendo que uma das mais sucedidas foi a parceria com a Pedigree: aproximadamente 17mil fotos foram marcadas com a hashtag "#Instamission171", na qual os usuários fotografaram seus amigos cães. Para cada foto postada, a Pedigree doou 175 gramas de alimentos para organizações que cuidam de cães abandonados. Já Igor Moraes, fundados da
Kings Sneakers, presenteia famosos que se identificam com os produtos de suas marca. No Instagram da Kings, Mc Guimê, Criolo, Caio Castro, Anitta, dentre outros famosos, posam ao lado das prateleiras e atraem milhares de curtidas para a marca. A presença destes influenciadores ajuda ainda na consolidação da identidade da marca, que traz uma moda típica das ruas e da cultura negra americana. Já são 532 mil seguidores no Instagram e 422.172 curtidas no Facebook — o que já indica a centralidade do "Insta" na estratégia de marketing da Kings. Viu como o Instagram para negócios pode ser mais um recurso estratégico para divulgação de seus produtos e serviços, gerando interesse e engajamento em relação à sua marca?