O email marketing é uma excelente forma de se comunicar com seus clientes, por ser mais pessoal e direta na promoção de produtos e ofertas, além de ser muito útil para nutrir leads e transformá-las em consumidores. Como em qualquer outra ferramenta que compõe uma estratégia de marketing digital, é importante testar formas e descobrir o que funciona para o seu público e sua empresa. Mas como fazer isso? O teste A/B é a resposta! Você quer conhecer mais sobre ele e descobrir como otimizar o e-mail marketing do seu negócio? Então acompanhe o post de hoje!
O que é teste A/B
A ideia do teste A/B é muito simples: são testadas duas versões da mesma mensagem dentro da sua campanha e mensura-se qual performa melhor de acordo com indicadores de acompanhamento. Você envia duas versões do mesmo e-mail e avalia qual delas teve a melhor performance — e, consequentemente, o melhor retorno.
Por que o teste A/B é importante?
A possibilidade de testar diferentes formatos de mensagem, contatos, imagens, títulos/assunto e outras variáveis é a melhor maneira de otimizar tempo e dinheiro. É muito difícil acertar de primeira o estilo de mensagem, assunto do e-mail, horários e público se adequam melhor à sua estratégia, por isso, os testes A/B te ajudam a otimizar seu e-mail marketing.
O que pode ser testado
Você pode testar todos os aspectos do seu e-mail, desde o assunto até as cores e formatação. Vamos dar uma olhada em algumas variáveis interessantes de serem testadas:
Assunto
O assunto é determinante para um e-mail de sucesso. Ele precisa ser provocante, incitar o usuário a abrir aquela mensagem. É preciso que ele mostre com clareza o que a mensagem contém e é um fator impactante na taxa de abertura dos e-mails.
Conteúdo
O conteúdo sempre é rei! Ele é o que torna a sua campanha um sucesso. Dentro do conteúdo, você pode testar as fontes usadas, cores, formatação, imagens e tudo o que ajude a transmitir sua mensagem para o destinatário.
Dia e horário
Diferentes usuários possuem diferentes comportamentos de acesso. Ao invés de tentar adivinhar quando o seu remente vai abrir o seu e-mail, teste dias e horários diferentes para descobrir qual é o preferido do seu público.
Remetente
A maioria das empresas enviam e-mails com a assinatura da própria empresa. Uma boa dica é usar nomes dos seus próprios funcionários com remente, o que dá um ar mais pessoal à mensagem.
Como descobrir qual campanha deu mais resultado
Para entender qual das suas campanhas de teste performou melhor, basta analisar alguns indicadores de performance. Existe uma variedade de aspectos que você pode medir, mas os três principais são: taxa de abertura, taxas de cliques e taxa de conversão. Basicamente, a melhor campanha será aberta mais vezes, você terá mais redirecionamentos do e-mail para o seu site ou
landing page, e mais pessoas serão convertidas a partir dessa mensagem. Realizar testes é indispensável para otimizar o e-mail marketing e conseguir uma campanha de sucesso! O maior segredo dos testes A/B é experimentar variáveis e analisá-las uma de cada vez. Assim, é possível descobrir o que realmente funciona para o seu público e gera mais retorno para o seu negócio. Gostou do
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