De acordo com pesquisa feita pela Moz, plataforma que integra diversas ferramentas de análise de SEO para páginas da web, cerca de 84% dos usuários do Google realizam 3 ou mais pesquisas diárias na internet. Por isso, é muito importante entender como a Pesquisa Google rastreia, indexa e exibe os conteúdos da sua empresa, evitando, assim, problemas no seu site.
No artigo a seguir, iremos esclarecer como funciona o processo de rastreamento e indexação das páginas do seu site para que, cada vez mais, ele esteja presente nos resultados de busca do Google.
Boa leitura!
- O que é o rastreamento do Google?
O rastreamento do Google é o processo onde o Googlebot (rastreador da Web) realiza uma varredura na internet. Esse rastreador visita diariamente as páginas em seu servidor para identificar novas páginas e atualizar as que já foram indexadas. É utilizado um grande conjunto de computadores para buscar bilhões de páginas na Web. Vale ressaltar que existem 2 tipos diferentes de rastreadores, no caso, o Googlebot Desktop, para computadores e o Googlebot Mobile para dispositivos móveis.- Como funciona esse rastreamento?
Utiliza-se um processo de algoritmos que determinam quais sites rastrear, com que frequência e quantas páginas precisam ser buscadas em cada site.
Esse processo começa com uma lista de URLs de páginas da Web. O Googlebot acessa uma página e, em seguida, encontra links nela e os inclui na lista de páginas a serem rastreadas. Entretanto, aqui vale uma observação. As mudanças em sites existentes e links inativos serão detectados e usados para atualizar o índice do Google, favorecendo ou não o seu posicionamento. Durante o rastreamento, o Google renderiza a página. Como parte desse processo, ele executa todos os scripts de página que encontra.- Como melhorar o rastreamento?
-
Envie um sitemap.
-
Use URLs simples, lógicas e legíveis para suas páginas e forneça links internos claros e diretos no site.
-
Confirme se o Google consegue acessar e renderizar sua página corretamente.